Museu da Cidade de São Paulo

O Museu da Cidade de São Paulo é formado por uma rede de 13 casas históricas espalhadas por todas as regiões da cidade. As construções, com exemplares desde o século XVII ao século XX, são remanescentes de diferentes formas de ocupação da cidade.

Vinculado ao Departamento dos Museus Municipais, da Secretaria Municipal de Cultura, o Museu da Cidade de São Paulo coloca-se como um museu que busca pensar as transformações da cidade ao longo do tempo, o que inclui, também, os atravessamentos característicos da contemporaneidade. Temas como arquitetura, urbanismo, memória e população são, com isso, retratados a partir de perspectivas múltiplas, que recobrem a historicidade, as mudanças sociais e as inúmeras paisagens geográficas, culturais e sociais da cidade de São Paulo.

Para além de prezar por seu acervo arquitetônico e institucional, o Museu da Cidade de São Paulo alimenta, de forma constante, o seu acervo operacional, que diz respeito aos diversos entendimentos de cidade criados e praticados em São Paulo. Neste segundo tipo de acervo, o educativo tem o importante papel de cultivar e colher narrativas e memórias, de modo a expandir as possibilidades cartográficas que estão, a todo o tempo, configurando a cidade de agora.