ALAIDE CADIMA

Atriz, performer, dramaturga e arte-educadora. Formada em Licenciatura em Arte-Teatro pela UNESP. Estuda performance desde 2013. Viciada em banana e suco de uva pela manhã. Dança para extravasar, escreve para se entender. Gosta de olhar horizontes. Formada em Dramaturgia pela SP Escola de Teatro. Seu último trabalho foi como performer em uma obra do Eduardo Srur. Apaixonada por gatos. Ainda tem um blog. Sociedade dos Poetas Mortos foi seu filme preferido na adolescência, hoje prefere não ter filmes preferidos.

AMANDA FILGUEIRAS

Seguindo os caminhos da minha ancestralidade me tornei professora, arte-educadora e artesã. Fascinada pelo universo da cultura e educação atuo nos espaços formais e não formais. Atualmente como arte-educadora no Museu da Cidade de São Paulo e pedagoga na escola SESI. Muito prazer, eu sou Amanda Filgueiras.

ANANDA CASTILHO

Formada em Fotografia pela Universidade Cidade São Paulo, Gestão de Turismo pela Fatec São Paulo, e atualmente estou cursando Guia de Turismo na Etec São Paulo. Estudo os mais diversos idiomas para tornar possível o atendimento a diferentes culturas.

BRU KARIRI

É um artista, pesquisador, cantador, compositor e poeta por espírito. Educador se licenciando em Ciências Sociais pela UNIFESP. Neto de alagoanos, ribeirinhos, do povo Kariri Xocó e baianos. Nascido e criado na quebrada do Jardim São Luís, ZS-SP. Atua há 7 anos na cena do teatro periférico paulistano. Atualmente se dedica a pesquisa sobre os Rios da Cidade de São Paulo, em uma perspectiva poética e ancestral, junto a Anhangá Coletiva de teatro de rua de SP.

BRUNA DAS VIRGENS

Artista visual, educadora, pesquisadora, formada em Artes Visuais pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Entre 2017 e 2019, cursei Artes Plásticas na Escola de Desenho Graphis, especializando-me na técnica de pintura a óleo. Em 2019, participei como expositora na 19ª Residência Artística e, no mesmo ano, na Semana de Artes da FMU. Em 2021, atuei como Arte-Educadora no Círculo Social São Camilo, no mesmo ano, prossegui com estágio como Monitora no Museu Catavento. Em 2022, segui no papel de Mediadora no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) e integrei a equipe de produção da exposição “Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves” no SESC Ipiranga. Após a inauguração da exposição, atuei temporariamente no setor educativo, criando materiais e roteiros de mediação para visitas. Além disso, contribui com uma das oficinas na programação do SESC Ipiranga. Em 2023 atuei como Educadora no MIS - Museu da Imagem e Som. Atualmente, sou educadora patrimonial no Museu da Cidade de São Paulo e  idealizadora de um coletivo artistico, prosseguindo com minha pesquisa iniciada no trabalho de conclusão de curso, que abordou a inserção de arte e artistas negros em instituições culturais."

CASSANDRA MOURA

É bacharela e mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É antropóloga, escritora e educadora, desde 2016 tem se dedicado a esquadrinhar as possibilidades outras de mundos, procurando, através da mediação de outras onto-epistemologias, pensar as dinâmicas ocidentais/coloniais da "vida após a escravidão" e da "vida após o colonialismo". Literariamente escreve recados de malmequeres e bemequeres, lembretes de que ainda continuamos por aqui, “ainda felizes, ainda desobedientes, em casa", faz da escrita uma forma de afetar, geolocalizar e fabular possibilidades e impossibilidades de ser e estar no mundo.

EDUARDO LOURENÇO

Sou um artista visual com licenciatura em Artes Visuais pela FMU e especialização em Arte-Educação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Em meu trabalho artístico, profissional e pessoal, busco investigar e executar propostas que contribuam para o desenvolvimento de experiências estéticas que façam as pessoas olharem suas relações intrapessoais e interpessoais com mais sensibilidade, escuta e criticidade

GABRIELA NUNES

Arte Educadora desde 2018, tem bacharelado em História e técnico em Comunicação Visual. Se dedica ao estudo de memórias, patrimônio, desenho, impressão artesanal e publicações independentes. É membro do Ateliê Figurale de modelo vivo.

GABRIELA  ROBLES

Formada em artes cênicas pela ECA-USP, atuo em educativos de exposições desde 2016. Desenvolvo produções artísticas dialogando o teatro com outras linguagens e tendo a construção coletiva como protagonista.

HELOISA ROSA

É licenciada e bacharela em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), atualmente é mestranda na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde desenvolve pesquisa sobre patrimônio afro-brasileiro. É educadora e professora, já tendo atuado em diferentes instituições como: Espaço Galeria SESI, Centro Cultural Fiesp, Centro Cultural São Paulo, entre outros. Ministrou cursos nas temáticas de Arte Brasileira e Afro-brasileira, em instituições como Espaço Adelina, Museu de Imagem e Som de São Paulo, etc. Atualmente faz parte do corpo educativo da Arteducação Produções (AEP), desenvolvendo projetos no Museu da Cidade de São Paulo. 

HENRIQ

É educador, artista visual e estudante amefricano. tem como pesquisa o cruzo entre identidade; ancestralidade; espiritualidade e em que como esses três eixos se compõem numa experimentação documental e autoficcional. também tem como práticas trabalhar com a imagem, a ação, o objeto e a palavra. atualmente é graduando em Letras pela FFLCH, mas tem uma primeira formação em Fotografia pela Belas Artes de São Paulo, onde participou de algumas mostras. como educador e estudante, utiliza-se dos estudos sobre linguagem para as suas indagações pedagógicas.

HYANA MOURA

Graduada em História da Arte pela UNIFESP (2022), possui experiência em mediação cultural, acessibilidade, produção executiva, educação social e mercado de arte. Com experiências em galerias de arte, equipamentos culturais públicos-privados, como SESC, Japan House e FIESP, casas de acolhimento pelo Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) e empresas privadas de arte educação como AKA e ArtsyCool.

ISIS SILVA

Educadora social, pesquisadora e professora. Graduada em História. Discente de Ciências Sociais - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Como pesquisadora integrou os projetos “Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana Bantu na Região Metropolitana de São Paulo” (ILABANTU e NEAB), “Artivismos Coletivos: Atravessamentos Estéticos e Políticos” (CÁTEDRA KAAPORA), Base de Dados para Antropologia Forense (GTP-CAAF). Desenvolve atividades como pesquisadora voluntária junto ao Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF-UNIFESP). Trabalhou com cultura, arquivo, produção cultural e educação em ambientes formais e informais de ensino, como Fundação Bienal de São Paulo, Museu da Imagem e do Som, SMC - Secretaria Municipal de Cultura e Rede Pública de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de SP.  Atualmente constitui a equipe do programa educativo do Museu da Cidade de São Paulo como educadora.

JODES MOREIRA

Historiador, pesquisador musical e produtor cultural independente, atuou na elaboração de eventos culturais no interior de São Paulo, especialmente na cidade de Franca, por mais de 10 anos. Educador popular, fez parte do grupo de alfabetização Paulo Freire da Unesp, campus de Franca. Também atua no mundo da moda, elaborando figurinos e personal stylist. é dj nas horas vagas.

LAYLA BUCARETCHI 

É bacharela em Dança pela UNICAMP, especializada em estudos da performance e coreografia no PEPCC (Lisboa/Portugal). Tem ampla experiência como produtora cultural, performer, orientadora de público e artista educadora. Atualmente, faz parte do grupo que cuida do acervo da Oficina Cultural Oswald de Andrade. É educadora museal do MCSP.

LIDIA ARRUDA

Sou artista visual, educadora, oficineira, pesquisadora, e micro empreendedora autônoma em ateliê. Graduada em Artes Visuais pela UNESP e mestra em História da Arte pela UNIFESP, dedico-me a explorar diferentes mídias e materiais, linguagens, e experimentações artísticas. Bem como, desenvolvo pesquisas e didática em Arte e Cultura há 5 anos, a fim de contribuir com a educação para diferentes idades e públicos, em eventos e centros culturais.

LUCAS XAVIER

Sou historiador da arte de formação e educador de profissão. De acordo com as coisas que pesquiso e com a natureza do meu trabalho, o que me interessa mais é a relação da pessoa diante do objeto de arte e o que podemos pensar a partir daí.

MARIO MIRANDA

Bacharel em História da Arte pela UNIFESP e com formação profissionalizante em Teatro. Trabalho como arte-educador desde 2016 em diversas instituições culturais da cidade de São Paulo. Pesquiso temas relacionados à história da arte brasileira, religiões de matriz africana no Brasil e as relações étnico-raciais nas artes, modernidades e contemporaneidades. 

NAY COSTA

Arte educador, artista de Teatro licenciado pela Universidade Federal de Pelotas. Atua no campo da mediação e sua área de interesse e estudos permeiam o campo da educação, da pedagogia do teatro e das artes dissidentes.

MARS

Estou finalizando minha graduação em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. Destaco minhas atuações principais entre pesquisa em acervos e centros de documentação de instituições culturais, como também na área da arte educação, com interesse pela construção de novas narrativas possíveis dentro do espaço museal.

RAFAEL PENCINATO

Formado em História pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador da História da África Contemporânea, atua como educador museal desde 2017, trabalho que realiza baseado na certeza da importância central da cultura como agitadora de mudanças sociais.

RODRIGO MONTEIRO

É educador, pesquisador e produtor cultural. Possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; bacharelado em Comunicação das Artes do Corpo pela mesma universidade; especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona; licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano. Também é colaborador do Culture Commons Quest Office da Universidade da Antuérpia (Bélgica); colaborador e pesquisador de dança da Enciclopédia Itaú Cultural; professor da Escola Livre de Dança de Santo André e professor convidado do Centro Universitário Belas Artes.

VITOR TORRES

Um apaixonado por acessibilidade e inclusão, escolheu Guarulhos como seu lar. Criado por pais surdos, desde cedo desenvolveu um profundo entendimento da importância da comunicação inclusiva. Com 24 anos, Vitor é um profissional qualificado em Gestão Pública, com especialização em Libras e Tradução e Interpretação de Libras. Sua jornada profissional o levou a ser educador bilíngue no museu da cidade, onde utiliza sua vasta experiência para promover a inclusão e diversidade. Seu compromisso com a acessibilidade é inspirador, tornando-o uma peça fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva.

VITÓRIA CARMO

Estudante de Comunicação Social e atualmente faz parte do Educativo no Museu da Cidade de São Paulo. Em sua trajetória passou por agências publicitárias, mas foi durante a pandemia que se encontrou no desenvolvimento cultural, especificamente em museus. Dança, escreve, poleia e acima de tudo, acredita em todas as artes - inclusive a corporal.

VITÓRIA DIAS CUBA

Tem experiências com arte-educação e educação social; frequentou escolas de artes visuais e filosofia, mas só é possível ser poeta, bordadeira e cuidar de jardins, atividades que sustentam a educadora patrimonial. Mudou de nome desde que descobriu o significado de Álvaro, que quer dizer o varão. No entanto, mesmo após tantas mudanças decoloniais, suspeita que o espírito continua assim, desde seu nascimento: uma mulher antiga dentro de uma nova Vitória.

WELLINGTON CONEGUNDES DA SILVA

Arquiteto urbanista formado pela Unesp (2009), pós-graduado em História da Arte pela Unifesp (2020). Profissionalmente atuei em projetos na área da construção civil e de mobiliários, e venho me dedicado a prática do estudo e ensino sobre patrimônio histórico, bem como, da construção civil e de desenho criativo.

WIPSLEY MESQUITA

Educador e pesquisador. Mestrando em Museologia (MAE-USP), bacharel e licenciado em História (FFLCH-USP; FE-USP) e técnico em Museologia (Centro Paula Souza / ETEC).

YVES BAETA

É ator, cantor e arte-educador. Preto não retinto, de cabelos ondulados e olhos pretos. Pedagogo em formação, trabalhou em espaços como o Museu Nacional, Casa da Ciência UFRJ e no Instituto Artium de Cultura como mediador cultural. Neste último também elaborou oficinas educativas. Como cantor participou do Choralies (2013) na França, importante evento de música vocal, com o grupo Dá no Coro. Com o grupo também foi finalista do Prêmio da Música Brasileira em 2016. No teatro perfomou em importantes equipamentos teatrais do Rio e em São Paulo integra o elenco de Hygiene espetáculo do Grupo XIX de Teatro.