#vamosconversar

Territórios educacionais: pertencimento e inclusão nos espaços urbanos
23.08.2023

No mês de Julho, a equipe educativa do Museu da Cidade de São Paulo aproveitou-se das discussões em torno da revisão do "Plano Diretor Estratégico" para refletir acerca da implantação de territórios educativos dentro do município; analisando seu atual estágio e associando com as atividades museais. Com base em dois eixos, educação e cultura, o texto propõe examinar a conjunção desses na formação de uma cidade realmente
educadora.

O que comemorar: a festa como instrumento político
28.06.2023

No mês de junho, comemora-se o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIAPN+ (28). Em decorrência disso, a equipe educativa do Museu da Cidade de São Paulo, a partir do Grupo de Trabalho Estudos Raciais e Gênero, elaborou um texto reflexivo que traz à tona questões que a comunidade queer vivenciou a partir de alguns momentos históricos na cidade de São Paulo.

Bailes Blacks: uma história de resistência e existência em São Paulo
12.05.2023

Neste mês de maio, pensando o marco que os 135 anos de proclamação da abolição tem para o país, buscaremos trazer no texto desse mês do Vamos Conversar, uma pequena reflexão acerca da importância que os bailes blacks tem para a história do associativismo negro, e para criação de espaços de sociabilidade negra em São Paulo.

Você gostaria de saber mais sobre esses bailes e a sua longa história na cidade?

Mulheres em movimento: a luta pela saúde pública
31.03.2023

Através do texto Mulheres em movimento: a luta pela saúde pública, neste mês, o Educativo do Museu da Cidade traz uma reflexão sobre a realidade das mulheres por meio da história do Movimento de Saúde da Zona Leste, composto expressivamente por mulheres que, na década de 1970, buscavam mudar a realidade da saúde pública e periférica da Zona Leste e auxiliaram a implementação do SUS. A partir desta história, podemos conjuntamente meditar sobre o elefante no meio da nossa grande sala: o cotidiano das mulheres paulistanas.

O carnaval de rua é pra todo mundo? Corpo e festa na cidade de São Paulo
24.02.2023

Festejar a cidade é também uma forma de nos fazer pertencer a ela. Principalmente, quando se trata de uma cidade como São Paulo, em que sua força de trabalho e seu ritmo acelerado nos impulsiona muitas vezes a deixar de lado nosso lazer e descanso. Mas ao pensar sobre o Carnaval nesta cidade, muitos questionamentos saltam aos nossos olhos. Com o aumento de blocos de carnaval pelas ruas, aumenta-se também várias possibilidades de existências e também, opressões. Estamos mesmo vivendo o mesmo carnaval?

Religiosidade em São Paulo: arte, política e sociedade
25.01.2023

Há quem diga que existem três coisas que não podemos discutir: futebol, política e religião. Mas, nós do Grupo de Trabalho Estudos Raciais e Gênero, queremos discutir, sim!
Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, iremos debater acerca das diversas formas de religiosidade existentes, na São Paulo antiga, e os jogos de poder que envolvem essa temática.

Entre a rua 15 de novembro e o Largo do Paissandu: há uma São Paulo Negra
20.11.2022

O mês da Consciência Negra nos proporciona inúmeras reflexões sobre a população preta e como ela ocupa - e ocupou - a cidade ao longo dos séculos.
No ensaio trouxemos como ponto de partida o Largo do Rosário, espaço esse que tem a sua história atrelada a comunidade preta, no século XIX e que em decorrência do processo de urbanização e branqueamento do centro, tornou-se um local de memória de disputa.